30
jun

O verdadeiro legado de um líder

Este texto é direcionado a você que é líder e tem se sentido confuso e desanimado diante da missão que lhe foi confiada. Desejo que após a leitura você consiga compreender o real propósito de sua liderança

Bem-vindo à realidade onde você é vigiado 24 horas por dia. A posição de líder é algo tão desafiador, que aquele que agora a ocupa precisa absorver o conceito correto de liderança e entender que ela não é apenas um cargo dentro de uma organização ou em determinado grupo, mas é um estilo de vida que ultrapassa os limites das salas de reuniões e sobrepuja todas as palavras dirigidas no intuito de alcançar metas e mais metas.

Tenho certeza que você, caro leitor, guarda com carinho a lembrança de algum professor querido, que na sua infância ou na época de faculdade, lhe serviu e serve até hoje de inspiração e modelo não apenas no âmbito escolar, mas se estendeu para todas as áreas, inclusive profissional e cooperou para a formação de seu caráter e
personalidade.

É difícil definir em palavras o significado deste profissional que nos ajudou não apenas para nossa formação educacional, mas a tornar-nos o ser humano que hoje somos. Eles deram asas aos nossos sonhos e nos ensinaram, mesmo que de forma inconsciente, que somos capazes de realiza-los.

O professor que entende e cumpre o seu papel de educador incentiva e motiva seu aluno a galgar pelos caminhos da excelência. Dentro deste contexto podemos afirmar que nem todo professor é um bom líder, pois nem todos são fieis ao seu dever, uma minoria é claro, mas todo bom líder é um ótimo professor. Assim como os alunos admiram e endeusam a figura do professor amado e não conseguem associar à sua imagem, mesmo fora da sala de aula, atitudes incoerentes com a postura tomada no universo estudantil, assim também será com você querido líder.

Se seu estimado professor agir de forma diferente, quebrando o código de ética e valores ensinados em suas disciplinas e em conversas informais nos intervalos de cada aula com toda certeza você se mostrará mais que surpreso, porém decepcionado. “Eu me espelhava tanto nele” ou “ele sempre ensinava isso e aquilo, mas agora faz isso?” são algumas expressões ditas por aqueles que criaram no profissional uma imagem de exemplo perfeito a ser seguido. De igual modo se você que desempenha o papel de um líder dentro de uma empresa, fizer algo contrário aos princípios nos quais instrui seus subordinados, as decepções por parte destes será na
mesma intensidade. No entanto se sinta privilegiado, isso mesmo! Assim como a posição de um educador dentro de uma sala de aula, você tem a oportunidade de encorajar seus colaboradores a enxergarem seus objetivos com olhos apaixonados e capazes para vencer todos os obstáculos, fazendo assim a diferença na vida e futuro de tantos. Tanto um professor quanto um gestor pode dar aos seus subordinados asas ou podem arrancá-las.

Você tem diante de si um desafio não menos importante que a de um educador. Chegam até você pessoas com diferentes histórias de vida, cada qual com suas peculiaridades, com seus defeitos e com suas virtudes e deste grupo heterogênico você precisa conquistar a confiança de todos, podendo haver quem hesite de em você confiar, e transformá-los em uma equipe valorosa.

Bons líderes sabem liderar a si mesmos antes de qualquer coisa e são capazes de estimular em sua equipe uma motivação tão singular levando-os a alcançar números e metas que eles mesmos jamais pensariam que fossem capazes. Com o passar dos anos, cada um seguirá seu caminho, mas mesmo separados, quando precisarem avaliar a liderança a qual estão submetidos, ou até mesmo o cargo de liderança que agora ocupam, pode ter certeza, sem sombra de dúvida, que você será o padrão pelo qual eles farão o devido julgamento.

Autor: Daniela de Oliveira Moura

Fonte: Administradores

Link: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-verdadeiro-legado-de-um-lider/105308/