04
ago

Situação do CPF pendente de regularização? 3 passos para regularizar seu CPF

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.

Quando consultado, seu CPF deve estar em uma das cinco situações cadastrais abaixo:

REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte.

PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado em pelo menos um dos últimos cinco anos.

SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.

CANCELADA: o CPF foi cancelado, em virtude de decisão administrativa ou judicial ou por falecimento do contribuinte

NULA: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

Para consultar seu CPF e verificar a situação cadastral atual, acesse http://cpf.receita.fazenda.gov.br/situacao/

Se o resultado da consulta for PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO, certamente você deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado em pelo menos um dos últimos cinco anos.

Para regularizar esta situação você deverá seguir os três passos abaixo:

  • Consultar a situação fiscal do seu CPF, e isso pode ser feito de 2 maneiras, online ou presencial:

ONLINE: Caso você tenha declarado Imposto de renda nos 2 últimos exercícios, poderá consultar a situação fiscal de seu CPF de casa mesmo, basta acessar nosso site e conferir o e-book – Como cadastrar seu ECAC na RFB.

PRESENCIAL: Caso nunca tenha declarado Imposto de Renda, compareça a unidade da RFB de seu domicilio tributário e solicite relatório de situação fiscal do seu CPF.

Obs: Para consultar as unidades da RFB em todo território nacional acesse http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/unidades-de-atendimento

  • O motivo que leva seu CPF para condição PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO, é a ausência de entrega de alguma declaração de IRPF a qual esteve obrigado em exercícios anteriores.

Por essa razão após possuir o relatório em mãos lhe será iniciado o processo de regularização, ou seja, você deverá realizar a entrega de sua declaração pendente.

  • Entre em contato com o departamento de RH da empresa que você trabalha mediante vinculo empregatício ou tenha prestado serviços terceirizados e solicite o informe de rendimentos para imposto de renda relativo ao ano em que a declaração conste em aberto.

Mas não se esqueça imposto de renda é coisa seria e o ideal é buscar o auxilio de um especialista para lhe ajudar a resolver este problema.

Precisando de ajuda? Clique aqui e entre em contato, nós podemos lhe ajudar.